www.google.com.br

quinta-feira, 2 de junho de 2011

PORTFÓLIO

1.2

O que é ser professor hoje?

Ser professor hoje é ser transdisciplinar, ou seja, dominar bem a sua área e ter conhecimento das demais para que no momento de sua explanação, possa fazer conexão, exemplificando com segurança, dentro da contextualização didática, a qual o grupo encontra-se inserido.

Quem sou eu (professor) neste contexto?

Sou mais um no meio de tantos que se encontram tontos com tanta informação. Contudo preciso sobreviver ao leque macro que o mundo do saber abriu. Este é o novo! E eu me abro para não ter que ficar para trás, pois a ciência avança junto com a tecnologia. E ai vem o grito: “salve-se quem puder!”
A sociedade se informatiza e a escola como aparelho ideológico da mesma é obrigada juntamente com os que a fazem a entrar no campo da tecnologia. Não condeno a informatização. Mas percebo que a forma como a mesma foi imposta é que faz ser esse desequilíbrio na aprendizagem.

1.3 A
Como aprendiz, de que modo eu me comporto diante de uma situação inovadora?

Ouvindo atentamente a explanação do novo que me cerca. Procuro me abrir para um recomeçar no ensino-aprendizagem aprendendo e apreendendo e diante das experiências fazendo conexão com o contexto. Contudo não me envergonho e confesso esta atitude de abertura para as inovações não se deu de uma hora para outra. No começo o frio na barriga, o medo do desconhecido, fizeram me fechar para inovação. Depois fui me policiando e vi que não adiantaria, iria ficar para trás e assim estou no recomeçar continuo.

A prática me faz rever aquilo que sei e aquilo que preciso saber?

Creio que a prática é um processo e este se renova a cada instante, pois é o mesmo uma soma das teorias e conhecimentos abordados que ao ser expostos como côncavo vem o contexto que é o convexo e este se encaixam. Assim sendo, faz jus o questionamento supracitado: a prática me faz rever o que sei e o que preciso saber.

Como lido comas inovações que chegam as escolas?

De maneira cuidadosa. Pois inovar requer de cada um, abertura, coragem, dedicação e delicadeza, porque nem todos estão dispostos a sair do seu mundo cômodo para uma área aonde vai se fazer protagonista da evangelização cientifica e tecnológica.

1.3 B

Como a escola vem lidando com as novas tecnologias?

Em resposta as reflexivas anteriores supra citei que o mundo globalizou-se de forma muito rápida, mas que o constrói em numero maior não foi globalizado nem informatizado. Por isso, ser este processo lento ainda nas escolas, pois precisamos formar os profissionais com domínio na área para podermos gerar formandos.

Como vem sendo a aprendizagem dos professores, gestores e alunos para utilizar as tecnologias no seu cotidiano?

Caminhado. Pois é um processo, uma nova aprendizagem, um novo modo de lidar com o ensino. Requer certo período para que o mesmo venha se tronar uma via de mão dupla onde exista um aprendiz e um aprendente e vice-versa.

E, com isso, como fica o processo de ensino e aprendizagem?

O processo continua, a tecnologia no cotidiano é um ensino aprendizagem novo, que chegou para inovar o planejamento de todos os profissionais da educação. O que precisa ser feito é vestir a camisa e partir para o abraço no mundo do conhecimento ainda desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário